>> Apnéia - Pesca Sub
    >> Biologia Marinha
    >> Esportes Náuticos
    >> Foto / Vídeo Sub
    >> Histórias do Mar
    >> Medicina Sub-aquática
    >> Mergulho
    >> Naútica
    >> Oceanografia
    >> Pesca
    >> Receitas do Mar
 
   A Travessia do Drake
DV0000889.jpg

Preço
Produto não Disponível
 
A Travessia do Drake

O brasileiro Betão Pandiani (45) e o sul-africano Duncan Ross (39) conquistaram a marca inédita de serem os únicos velejadores do mundo a completar a travessia do Estreito de Drake em um catamaran.
Em 45 dias de viagem eles enfrentaram ondas enormes e blocos de gelo, cruzaram com baleias e velejaram entre icebergs. A viagem foi um teste radical dos limites físicos, da capacidade organizacional da equipe, das novas tecnologias de transmissão de imagens via satélite, da logística para manutenção da energia dos equipamentos eletrônicos e, principalmente, de como manter o equilíbrio emocional e mental em uma situação tão adversa.
Segundo eles, uma das experiências mais surpreendentes durante a travessia é a condição emocional que se projeta. “Você está acordado e dormindo ao mesmo tempo. O cansaço é enorme e você não se dá conta e chega ao limite”, comenta Duncan. “Talvez esse cansaço, não sei, acaba gerando uma situação meio mística. Algumas vezes nós tínhamos a sensação de que havia uma outra pessoa a bordo”, completa Betão. Essas experiências só foram relatadas quando a travessia foi concluída. “O mais estranho é que as alucinações, se é que podemos chamar assim, foram as mesmas para nós dois. Vimos as mesmas coisas e no mesmo instante”, completa.