>> Apnéia - Pesca Sub
    >> Biologia Marinha
    >> Esportes Náuticos
    >> Foto / Vídeo Sub
    >> Histórias do Mar
    >> Medicina Sub-aquática
    >> Mergulho
    >> Naútica
    >> Oceanografia
    >> Pesca
    >> Receitas do Mar
 
   Lobos do Mar
DV0001303.jpg

Preço
R$ 37,00
Lobos do Mar

Depois de se tornar o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, ganhando cinco medalhas - sendo duas delas de ouro -, Torben Grael decidiu realizar o sonho de todo velejador: participar da regata de volta ao mundo.

No dia 5 de novembro de 2005, Grael embarcou na maior aventura de sua bem-sucedida carreira. Foi nessa data que começou a última edição da mítica regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, que ele disputou a bordo de um superveleiro construído no Brasil, o Brasil 1. O ponto de partida foi o cais de Vigo, na Espanha. Nove meses depois, o comandante Torben e sua tripulação cruzavam a linha de chegada da competição, em Gotemburgo, na Suécia, em clima de apoteose.

Em Lobos do Mar, o velejador narra pela primeira vez os detalhes desta aventura. Conta como foram os momentos mais difíceis e emocionantes da competição, quando sete modernas embarcações percorreram mais de 57 mil quilômetros, enfrentando todos os perigos de águas turbulentas. Mares revoltos, acidentes, ondas gigantes, temperaturas extremas. Nesse período, Torben e os outros tripulantes superaram obstáculos de todos os tipos, chegando a ficar cara a cara com a morte em alguns momentos.

"Dali para frente o vento aumentou muito e o mar foi se tornando cada vez mais grosso. Parecia que alguém lá em cima queria testar nossas forças. E, só de pensar naqueles jovens velejando com o corpo de seu companheiro em um saco preto dentro da cabine, eu sentia arrepios. E a cota de tragédias da sétima etapa ainda não estava completa.", conta o velejador, sobre uma das impressionantes passagens da travessia.

Durante a competição, os sete barcos sofreram graves acidentes e um deles chegou a afundar. Outro viu um de seus tripulantes morrer congelado nas águas do Atlântico Norte. Da criação do Brasil 1 ao pódio, mais do que um raio X de um evento esportivo único, Lobos do Mar é um relato emocionante da luta de um grupo de homens para superar seus limites.

Sobre o autor


Torben Grael, o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, começou a velejar aos 9 anos de idade, na baía de São Francisco, em Niterói, seguindo uma tradição familiar. Hoje, aos 47 anos, o atleta é um dos principais nomes do iatismo brasileiro. Com lugar de destaque no cenário internacional, ganhou cinco medalhas olímpicas: ouro em Atenas (2004) e Atlanta (1996), prata em Los Angeles (1984), e bronze em Seul (1988) e em Sydney (2000). Lobos do Mar foi escrito pelo jornalista Murillo Novaes - diretor de redação da revista Velejar e Meio Ambiente - a partir do depoimento de Torben.